Institutos federais oferecem 7,2 mil vagas pelo Sisu

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará oferecem vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).

Instituto federal - Reprodução

As inscrições no Sisu serão abertas no dia 19 próximo e vão até o dia 22. Podem concorrer às vagas candidato que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 3.320 vagas em 26 campi. Para orientar os candidatos, a página do instituto na internet contém o edital, a tabela dos cursos, turnos, duração e número de vagas em cada unidade de ensino.

O curso de análise e desenvolvimento de sistemas, com duração de seis semestres, por exemplo, é oferecido em 18 unidades e soma, no conjunto, 760 vagas.

Há também vagas para graduação em engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de controle e automação e em diversas licenciaturas, entre outras áreas do conhecimento.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) abre 955 vagas em sete unidades para ingresso neste primeiro semestre. São 21 cursos, entre licenciaturas e bacharelados.

As licenciaturas somam 240 vagas em geografia, letras, matemática, pedagogia, química e física.

Para saneamento ambiental, o instituto tem vagas nos campi de Belém (30 vagas), Itaituba (40) e Tucuruí (40).

No portal do IFPA, o candidato pode consultar a tabela dos cursos, turnos, vagas e o número de semestres de duração de cada curso.

No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) a oferta é também de 955 vagas em sete unidades. Entre os bacharelados, o instituto oferece jogos digitais, fisioterapia, farmácia e produção cultural.

Entre as licenciaturas, física, matemática e química. No portal do IFRJ podem ser consultados o edital, os turnos, cotas e vagas disponíveis por curso.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anuncia a abertura de 2.060 vagas em cursos de graduação. A oferta está distribuída em 34 cursos de 19 campi. O instituto ainda não divulgou o edital.

Mais informações na página do Sisu na internet.

Fonte:  Ministério da Educação