A Cultura é um vetor central para o avanço das reformas, diz ministro

“O Brasil é hoje um país com muito mais orgulho de si, que está decidido a promover mais mudanças e avançar nas reformas estruturais”, declarou Juca Ferreira, ministro da Cultura, em coletiva à imprensa após seu discurso de posse no último dia 12 de janeiro. Na oportunidade, o ministro destacou: “A cultura está no cerne da luta pelo avanço das reformas estruturais”.

Da Rádio Vermelho, em São Paulo

Juca Ferreira - Rádio Vermelho

Ele lembrou que “a reeleição da presidenta Dilma Rousseff é a confirmação de que este desejo permanece vivo, pulsando no coração dos brasileiros. De um país que hoje é muito mais orgulhoso de si, decidido a promover mais mudanças e a avançar criativamente na agenda de suas reformas estruturais”.

Projeto de nação

Na oportunidade Juca Ferreira fez balanço dos governos Lula e Dilma e reafirmou que o projeto coletivo de nação já superou barreiras históricas.  “Estamos vencendo a fome, reduzimos drasticamente a extrema pobreza e reconquistamos o direito de sonhar. Promovemos uma das maiores mobilidades sociais que se tem notícia na história. Nos tornamos referência mundial na redução das desigualdades.”

Segundo ele, as mudanças assistidas até aqui não vão parar. E declarou: “É preciso avançar com firmeza e determinação também na redistribuição do poder simbólico e político no Brasil com a democratização da produção e do acesso ao conhecimento e à cultura”. E emendou: “São muitos os fantasmas culturais que ainda assombram as nações democráticas. Todos eles estão a nos exigir uma revolução cultural, mudança de comportamento, sensibilidade e visão de mundo”.


Leia também:

Para Jandira, pauta cultural terá mais espaço na Câmara em 2015
Luciana Santos anuncia continuidade na luta em prol da cultura

Cultura contra o fascismo

Juca Ferreira aponta que, a atual conjuntura, posiciona a cultura como “um dos elementos constitutivos da própria democracia. É ela quem qualifica e dá sentido à experiência humana, ao estabelecer os laços da vida social. Somente a cultura pode agregar valor ao desenvolvimento e abrir caminho para a inovação no seio da sociedade. Entendida deste modo, a cultura se coloca na centralidade da agenda pública contemporânea, permeando todos os campos da vida social, todas as áreas do conhecimento, como algo inerente ao próprio ser humano”.

E destacou: “Não existe educação democrática e libertadora sem o que a cultura pode oferecer. A produção e fruição cultural se qualificam a partir de práticas educacionais abrangentes e inovadoras”.

Na luta pela cultura

Durante sua posse, Juca Ferreira citou o papel de diversas frentes e lideranças que, incansavelmente, lutam pelo fortalecimento da cultura no Brasil. Entre eles, ele destacou o papel da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ). “Queria saudar também a deputada Jandira Feghali, que é um bastião da cultura dentro do parlamento.”

Ainda no mês de dezembro de 2014, em conta no Twitter, a deputada federal Luciana Santos ((PCdoB/PE) também externou seu contentamento com a indicação de Juca Ferreira para o Ministério da Cultura.

Acompanhe a íntegra do programa na Rádio Vermelho: