PIB da China cresce 7,4% em 2014

Segundo estatísticas divulgadas, nesta terça-feira (20), pela Administração Nacional de Estatísticas da China, o PIB da chinês em 2014 superou os 63 trilhões de yuans, representando um crescimento de 7,4% em comparação com o ano anterior.

Iuan China

O diretor da Administração Nacional de Estatísticas, Ma Jiantang, disse que a economia nacional mantém-se estável e mostra uma boa tendência para um crescimento estável, com uma estrutura ainda mais otimizada, qualidade mais elevada e melhor qualidade de vida do povo.

As estatísticas indicam uma boa situação no setor de produção agrícola e industrial. A produção alimentar superou seis trilhões de toneladas no ano passado, um aumento de 0,9% em relação ao nível registrado em 2013, enquanto o valor adicionado industrial registrou um aumento de 8,3%.

Segundo Ma, o valor gerado pela terceira indústria ocupou 48,2% do PIB nacional, representando um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O consumo contribuiu para 51,2% do crescimento do PIB, enquanto a disparidade de renda entre o povo urbano e o rural está cada vez menor. O consumo energético por unidade do PIB caiu 4,8%. O diretor considerou o progresso, um resultado positivo do andamento estável da reforma estrutural da China no ano passado.

Exportações

As exportações da China subiram 6,1% em termos anuais em 2014, enquanto as importações do país cresceram 0,4% no mesmo período, mostram os dados alfandegários.

No ano passado, o valor total das exportações e importações da China registrou um aumento anual de 3,4%, disse Zheng Yuesheng, porta-voz da Administração Geral das Alfândegas. Em dezembro de 2014, o comércio exterior do país asiático atingiu 2,49 trilhões de yuans, uma alta de 4,2% em comparação com o mesmo mês de 2013.

Em 2014, o comércio da China com a União Europeia, o maior parceiro comercial do país asiático, cresceu anualmente 8,9%, totalizando 3,78 trilhões de yuans, enquanto os intercâmbios comerciais da China com os Estados Unidos, o segundo maior parceiro comercial, foram de 3,41 trilhões de yuans, um aumento anual de 5,4%.

O comércio da China com a Associação das Nações do Sudeste Asiático, seu terceiro maior parceiro comercial, cresceu 7,1% para 2,95 trilhões de yuans.

No mesmo período, o comércio entre a China e o Japão caiu 1% para 1,92 trilhão de yuans.

Fonte: Xinhua e Rádio China Internacional