PCdoB-Uberlândia assume Superintendência Municipal de Juventude

O ano começou muito bem para os comunistas em Uberlândia com a nomeação da atual presidenta do PCdoB municipal, Patrícia Cunha, para a Superintendência de Juventude da cidade. A nomeação aconteceu no último dia 6 de janeiro em função da reforma de governo realizada pelo prefeito Gilmar Machado (PT).

A atuação da juventude sempre foi uma marca da política do partido na cidade e esta nomeação é fruto deste trabalho. A União da Juventude Socialista (UJS), entidade orientada politicamente pelo PCdoB, protagonizou lutas importantes no cenário local.

Com presença em muitas escolas e universidades, a entidade sempre levantou várias bandeiras em defesa da juventude, dentre elas, a luta contra o aumento do passe, a favor do meio-passe para os estudantes, da meia-entrada em eventos artísticos e culturais, em defesa do Paaes (Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior), sendo a principal força de juventude na luta pela sua aprovação. Merece destaque ainda a presença da entidade na construção de gestões do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dentre outras conquistas.

Em sua trajetória de militância política, Patrícia teve importante atuação junto à juventude. Esteve à frente da UJS em Uberlândia por muitos anos, sendo a responsável por sua reorganização na cidade no inicio dos anos 2000, foi vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), diretora da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e coordenadora do DCE UFU.

A escolha por Patrícia entra em consonância com os rumos que a política de juventude vem tomando no cenário nacional O principal desafio é colocar a juventude no centro do projeto político de desenvolvimento do país. Para Patrícia, a principal marca de sua atuação começa com uma mudança de concepção sobre a juventude: a juventude não pode ser tratada como um problema social. Ela deve, na verdade, ser vista como um segmento estratégico da população e que precisa de oportunidades para colocar em prática toda a sua criatividade e energia.

Da redação do Vermelho-Minas, com informações do PCdoB-Uberlândia