Mais de 5 mil pessoas já morreram em conflitos na Ucrânia

Mais de 5 mil pessoas morreram e cerca de 1 milhão de civis foram obrigados a abandonar suas casas por causa do conflito separatista no Leste da Ucrânia nos últimos nove meses, indicou nesta quinta-feira (22) o porta-voz da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OCDE), Michael Bociurkiw.

Ucrânia blindado

Segundo ele, foram contabilizados ainda mais de 10 mil feridos, na maior parte civis, vítimas de disparos nas regiões industriais do Leste da Ucrânia.

Nas últimas 24 horas, foram registradas, pelo menos, 34 mortes de civis e militares, em confrontos entre as forças governamentais e os separatistas.

Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas que chegaram ao poder por conta de golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014.

Moscou classificou essa operação especial, que já provocou numerosas vítimas de ambos os lados, inclusive entre a população civil, como punitiva e apelou a Kiev para que encerre essas atividades imediatamente.

Com informações da Agência Brasil e da Voz da Rússia