Marxismo21 inaugura nova seção "Ler O Capital"
Com o objetivo de incentivar a leitura, o estudo e o debate da obra maior de Marx, o marxismo21 inaugura uma nova seção: "Ler O Capital". A expectativa é a de que ela fomente a leitura individual e coletiva de O Capital por todo o país; não apenas nas universidades, mas também em sindicatos, associação de moradores, organizações juvenis etc. O material didático foi preparado por uma equipe de educadores da Fundação Rosa Luxemburgo da Alemanha. Segue abaixo o texto:
Publicado 25/01/2015 13:45

Especialmente grave é o pouco empenho dedicado à leitura e ao estudo da principal obra de Marx, O Capital, em cuja elaboração ele empenhou o melhor de seus esforços durante quase quatro décadas. E mesmo assim, ele próprio conseguiu preparar em vida apenas a edição do primeiro volume; cabendo a Engels, em seguida, a edição dos dois outros volumes. A própria história de O Capital, com os inúmeros projetos, rascunhos, manuscritos feitos e refeitos continuamente por Marx, revelam o rigor de seu autor na análise de seu objeto: o modo de produção capitalista. E o reconhecimento obtido por sua obra magna é a demonstração viva do êxito de seu método, mais uma vez reiterado na recente conjuntura da crise internacional do capitalismo surgida em 2008.
Com o objetivo de incentivar a leitura, o estudo e o debate dessa obra de Marx, marxismo21 inaugura uma nova seção dedicada à sua divulgação. A expectativa é que ela fomente a leitura individual e coletiva de O Capital por todo o país; não apenas nas universidades, mas também em sindicatos, associação de moradores, organizações juvenis, etc. Pois, afirmar que “um outro mundo é possível”, ou indicar um “socialismo do século XXI”, pressupõe um conhecimento mais desenvolvido sobre os limites e as contradições do capitalismo. Além disso, a seção poderá servir de meio de divulgação e de articulação entre os diferentes grupos de estudos já existentes sobre essa obra, sem nenhuma pretensão de oferecer uma leitura única ou uma interpretação superior sobre ela. Como é característica do blog, procuraremos respeitar as mais diversas possibilidades contidas no interior do texto de Marx.
Em um primeiro momento, apoiando-nos no material didático preparado por uma equipe de educadores da Fundação Rosa Luxemburgo da Alemanha – ver abaixo Polylux em espanhol –, nos concentraremos no primeiro volume de O Capital. Na medida em que sejam lançados os materiais referentes aos dois outros volumes, eles serão aqui divulgados. Esses primeiros passos implicarão ainda em uma concentração indispensável: a leitura, o estudo e a discussão das mais de 2 mil páginas da obra de Marx. Tarefa árdua, difícil e demora, que exigira tempo, dedicação e organização; mas sem a sua realização Marx continuará sendo para muitos um desconhecido
Além desse material didático, o leitor poderá consultar uma edição em português do primeiro volume de O Capital, a edição em espanhol, e duas edições em alemão: a Marx Engels Werke e a MEGA² , já disponível online. E, subsidiariamente, outros materiais que possam encorajar todos os futuros leitores.
Mãos à obra!
PolyluxMarx, Material didático para estudar O Capital, volume 1
O Capital, Livro 1, Tomo 1, em português
O Capital, Livro 1 , Tomo 2, em português
Das Kapital, Marx Engels Werke Band 23 (em alemão)
El Capital de Marx, Editorial Siglo XXI (em espanhol)
Como ler “O Capital“, Louis Althusser
Reinaldo A. Carcanholo
Dialética da Mercadoria – Guia de leitura de Marx
Vídeo
Aulas sobre O Capital, com David Harvey – Legendas em português (de Portugal). Clicar na barra horizontal inferior em CC e escolher o idioma desejado para a legenda.