Morre o médico Aloysio Campos da Paz, fundador da Rede Sarah 

Morreu em Brasília, neste domingo (25), o médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah, especializada em medicina ortopédica. O Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek foi fundado em 1960, com o objetivo de dotar Brasília de moderno centro de reabilitação.

Campos da Paz

A instituição foi idealizada por Aloysio que em 1968 foi convidado a dirigir o centro e nele desenvolver ideias que surgiram do seu treinamento em Oxford.

Na manhã desta segunda-feira (26) o Hospital Sarah Kubitschek, no centro de Brasília, foi palco da despedida do médico. O corpo foi velado na própria unidade, em uma cerimônia que comoveu amigos, parentes e pessoas que acreditavam no projeto de Campos de construir um centro de assistência médica pública que atendesse a todos, sem distinção.

"Ele [Campos] demonstrou que a medicina pública é viável e pode funcionar tão bem ou melhor que qualquer instituição privada. Essa foi uma crença que acompanhou o Dr. Campos da Paz durante toda a vida", disse o ex-procurador-geral da República e integrante do Conselho Administrativo do Hospital, Roberto Gurgel, ao lembrar do colega, que "vivia exclusivamente pra isso".

Em nota, a presidenta Dilma Rousseff escreveu que o médico e sua equipe ajudaram a melhora qualidade de vida de milhares de brasileiros por meio da fé no potencial de cada paciente.

Leia a nota na íntegra:

Foi com muita tristeza que soube da morte do médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah de Hospitais, referência mundial em reabilitação.

Campos da Paz dizia que sua filosofia era trabalhar para que cada paciente fosse tratado com base no seu potencial e não nas suas dificuldades. Foi com esta fé na potencialidade de cada paciente que ele e sua equipe ajudaram a melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros. O Brasil e a medicina são devedores da sua dedicação e determinação.

Nesta hora de dor, meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Da redação do Vermelho
Com Agência Brasil