José Reinaldo sobre reforma da mídia: "ação necessária e estratégica"

"Uma ação necessária e estratégica", foi como resumiu José Reinaldo Carvalho, editor Portal Vermelho, ao falar sobre a centralidade da reforma da mídia para o avanço da democracia no país, durante entrevista à jornalista da Liderança do PCdoB na Câmara Christiane Peres, nesta sexta-feira (30), em Brasília.

Christiane Peres e Joanne Mota, da Rádio Vermelho 

Seminário do PCdoB - Foro: Richard Silva/PCdoB na Câmara

O editor do Vermelho voltou a defender que "a reforma dos meios de comunicação no Brasil é uma das reformas democráticas e estruturantes com maior sentido estratégico ao lado da reforma política. Pois um dos principais entraves à democratização real da sociedade brasileira e do Estado brasileiro é o monopólio exercido pelas grandes corporações sobre os meios de comunicação".

E completa: "Essa concentração impede o desenvolvimento de uma função social sadia e democrática. E, por isso, serve como freio a uma participação do povo nos destinos do país".

Durante a entrevista, José Reinaldo, que também é secretário nacional de Comunicação do PCdoB, falou da importância unidade e mobilização das forças populares e progressistas em torno desta luta, bem como do papel dos parlamentares representantes desses setores.

"A iniciativa política das forças que conduzem o processo de democratização é fundamental. Em primeiro lugar, os partidos progressistas, nomeadamente, o PT e o PCdoB, diante do papel que essas duas siglas jogam no processo de avanço do país. Em segundo, o governo também tem o seu papel nessa luta, deve ser um dos protagonistas nesta questão. Em terceiro, para o avanço dessa batalha precisamos de uma ampla e intensa mobilização social, que já está em curso com ações do o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática [PlipCom] ", externou ele.

Leia também:
PCdoB discute atuação parlamentar em defesa do país
Líderes do PCdoB anunciam estratégia de atuação na Câmara e Senado