Com ironia e bom humor, bloco em SP cria o "Samba do Volume Morto"

Jovens da capital paulista resolveram inovar neste carnaval. Na tentativa de decentralizar a festa na cidade, geralmente focada na região boemia da Vila Madalena, o “Bloco do Pequeno Burguês” promete levar folia para espaços públicos da região da zona norte. Com ironia e bom humor, criaram o “Samba do Volume Morto”, chamando a atenção para o problema da falta d´agua que já afeta 68% da população da região metropolitana de São Paulo.

Laís Gouveia, da redação do Vermelho

Bloco de Carnaval - Foto montagem

Para economista Marcel Bari, morador da região e fundador do bloco, é fundamental fazer a discussão da importância que o carnaval cumpre para repensar a relação da população com a cidade, “nas ultimas décadas vimos que essa relação era hostil e São Paulo era vista como a cidade do caos e do anonimato. A partir desse ponto, e por Santana ser um bairro de pouca convivência em comum, surgiu a ideia do bloco.

Segundo o jovem, a ideia vai pra além da contestação, “o carnaval é um momento onde muitas discussões são colocadas, o satírico, o diferente e o contraditório podem ser facilmente apresentados. Queremos debater o senso crítico dos foliões para as questões apresentadas pelo bloco e no enredo apresentado. Este ano o enredo é o  "Samba do Volume Morto, por exemplo”, conclui.

Folia e ocupação dos espaços públicos

Também fundador do bloco, o psicólogo Pedro Desidério, considera a discussão da ocupação dos locais públicos importante para a vivência em São Paulo, “o espaço coletivo não segrega, não forma bolhas. O nome do bloco também é uma sutil ironia ao perfil de moradores do bairro, bastante conservador, faltava um bloco ali, um espaço coletivo pra todos”.

Quando indagado sobre o motivo do samba enredo ser sobre o volume morto, Pedro diz ser uma trágica brincadeira, “é sobre a condição atual de racionamento de água do paulistano. Nada mais paulistano que culpar São Pedro, não é?”, afirma.

Incentivo à cultura

Segundo os organizadores do bloco, a Prefeitura de São Paulo vem estimulando e resgatando a cultura do samba popular de rua e dizem ter um bom diálogo e acesso à subprefeitura da Zona Norte, que não criou nenhuma barreira para a realização do evento.

Carnaval em São Paulo: Mudança de perfil

O carnaval de rua na capital paulista vem ganhando mais espaço e adeptos. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, no ano de 2014, cerca de dois milhões de foliões festejaram nas ruas, viadutos e praças da cidade. O órgão também afirma que para 2015, 300 blocos foram inscritos solicitando a adesão ao calendário do carnaval oficial da cidade.

Serviço:

Bloco do Pequeno Burguês

Data:08/02/2015
Local da concentração: Praça Domingos Correia Da Cruz, Santana- SP
A partir das 12:00 horas