Prioridade do PCdoB é garantir direitos e avançar na reforma política

Em entrevista à TV Câmara, a líder do PCdoB na Casa, deputada Jandira Feghali disse que é prioridade do partido garantir os direitos trabalhistas. Sobre as perspectivas para 2015, a deputada afirmou: “Será um ano difícil, com a renovação do Congresso em torno de 40% e uma perspectiva até mais conservadora por parte de algumas bancadas. O país está ainda vivendo quase que o terceiro turno das eleições: a oposição menos preocupada com o Brasil e mais preocupada com o seu próprio protagonismo”.

Jandira Feghali deputado federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro - Agência Câmara

A parlamentar espera ainda que avance a análise da reforma política e da regulamentação da mídia. “A reforma política, porque o Congresso não representa a pluralidade brasileira”, e o marco regulatório da mídia “para garantir outras opiniões”.

Jandira também afirmou na entrevista que do ponto de vista econômico teremos dificuldades. “Nós precisamos garantir a governabilidade, os direitos sociais e dos trabalhadores, garantir um projeto de desenvolvimento econômico para ter a sustentação do país e da renda do povo brasileiro. Ao mesmo tempo, precisamos avançar em duas reformas macroestruturais: a reforma política e a da comunicação, ou seja, o marco regulatório da comunicação, sem o que a democracia fica ameaçada. A reforma política, porque o Congresso não representa a pluralidade brasileira e há financiamento privado das empresas nas campanhas, o que é um fator de corrupção. E o marco regulatório da mídia não para tirar ninguém do ar, mas para garantir outras opiniões, mais canais e a pluralidade das opiniões brasileiras”, salientou.

Medidas Provisórias

Questionada sobre a posição do partido em relação às medidas provisórias que mexem em direitos previdenciários, Jandira foi enfática: “O PCdoB não concordará com a retirada de nenhum direito social. Dentro dessas medidas, algumas são absorvíveis. Mas tem uma que não tem como mexer em razão da crise de rotatividade do mundo do trabalho, que é a ampliação do prazo de acesso ao seguro-desemprego. Com essa nós não concordamos e vamos atuar para retirar da medida provisória a alteração do seguro-desemprego”.

Outro compromisso do partido está relacionado com o salário mínimo. “Nós já temos tanto na Câmara como no Senado, de iniciativa do PCdoB, a extensão da atual política do salário mínimo até 2019. Nós vamos intensificar essa questão”, disse.

Jandira destacou também outros projetos que estão na lista de prioridades da bancada na Câmara e no Senado. “Os projetos em relação a direito de resposta, marco da comunicação e a reforma política. Há também, no campo da educação e da cultura, o orçamento da cultura, onde precisamos avançar. E, na Lei Maria da Penha, nós precisamos enfrentar o problema da violência contra a mulher no campo dos direitos humanos. Essa é uma área em que precisamos e queremos avançar, inclusive no campo de gênero”, finalizou.

Fonte: Agência Câmara