Enviado iraniano vai a Rússia para discutir questões nucleares
Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Irã viajou, nesta quarta-feira (4), a Moscou para conversações com autoridades russas sobre várias questões envolvendo atividades nucleares, incluindo o processo para um acordo global com seis potências mundiais.
Publicado 04/02/2015 16:15

“Hamid Baeidinejad partiu para a capital russa com a missão de trocar pontos de vista sobre o desarmamento nuclear global”, disse um porta-voz oficial.
Baeidinejad também falarará com os seus anfitriões sobre as negociações da nação persa realizadas com o grupo 5 + 1, que inclui a Rússia e os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.
Estes contatos vão ajudar a preencher a lacuna entre as equipes de negociação russa e os iranianos antes da próxima rodada de negociações entre o Irã e G5 + 1, marcada para os próximos dias em Munique.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou ter apreciado que as diferenças diminuíram com as potências mundiais nas negociações nucleares porque atingiram um ponto sensível e lembrou que os negociadores iranianos têm o apoio do líder supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.
No entanto, fontes da Organização de Energia Atômica do Irã destacaram que as questões mais importantes que vão dominar as reuniões entre Baeidinejad e os russos incluem a próxima conferência sobre a não-proliferação de armas nucleares.
A Conferência das Partes no Tratado sobre o Tratado de Não-Proliferação (TNP) de Armas Nucleares 2015 será realizada este ano na sede da ONU em Nova York.
Esta será a nona rodada do género desde a primeira realizada em 1975 e marcará o 20º aniversário da prorrogação indefinida do TNP, aprovado em 1995.
Fonte: Prensa Latina