Fórum discute projetos culturais para as Olimpíadas em 2016

Cerca de 400 artistas, produtores e realizadores culturais do Rio de Janeiro participaram, na noite de segunda-feira (2), da reunião de criação do Fórum Permanente de Cultura do estado. O encontro teve como objetivo discutir demandas do setor e projetos e ações culturais para as Olimpíadas de 2016. Foi apresentado um estudo sobre o perfil do público consumidor de cultura da cidade, elaborado pela JLeiva Cultura e Projetos.

Fórum para debater cultura nas Olimpíadas - SCDC

A criação do fórum foi uma proposta do ministro da Cultura, Juca Ferreira, em reunião com agentes culturais fluminenses no dia seguinte à sua posse, em Brasília. A ideia foi abraçada por importantes agentes e realizadores culturais da cidade, tendo à frente o ator, diretor e produtor cultural Perfeito Fortuna, fundador do Circo Voador, gestor da Fundição Progresso e ícone da cultura carioca.

"É preciso ter ações distribuídas e discutidas entre os diversos territórios", destacou o diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude, Marcus Faustini. Ele também enfatizou a importância de que a programação seja construída de forma coletiva e transparente.

Presente à reunião, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, ressaltou a necessidade de uma ampla contribuição da sociedade para a construção do programa cultural dos Jogos Olímpicos. "O que precisamos articular aqui é um circuito de cultura do Rio, algo que vai além da discussão setorial. Este fórum é uma excelente oportunidade de se articular os fazedores de cultura do Rio e, assim, apresentar uma proposta concreta para o comitê organizador", afirmou.

As discussões iniciadas nesta segunda-feira (2) terão desdobramento em um próximo encontro agendado para 23 de fevereiro, na Fundição Progresso. Fazedores de cultura do estado irão se encontrar com representantes do Ministério da Cultura e do Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 para a apresentação do programa de cultura desenvolvido pelos órgãos responsáveis. A partir do projeto apresentado, o fórum irá elaborar propostas que envolvam as iniciativas de cultura já presentes no estado.

Fonte: Ministério da Cultura