João Derly quer garantir moradia para população mais jovem 

Em sua primeira semana de trabalho, o deputado João Derly (PCdoB-RS) apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a reserva de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para a população jovem, com idade entre 18 e 29 anos. 

João Derly quer garantir moradia para população mais jovem - Lid. PCdoB na Câmara

“É preciso garantir que uma parcela dos recursos voltados para habitação popular seja disponibilizada para a população jovem para que possamos combater a coabitação familiar involuntária, que tanto transtorno traz à vida daqueles que estão começando a construir o seu próprio núcleo familiar”, explica o deputado.

Segundo ele, “o que queremos com este projeto de lei é garantir que pelo menos 15% dos recursos do FNHIS sejam direcionados aos jovens. Dessa forma, estaremos combatendo o déficit habitacional na sua origem e evitando que se perpetue a situação de descaso atualmente vivenciada pelos jovens do nosso País.”

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a falta de recursos financeiros predomina entre os motivos apontados pelos chefes das famílias com idades até 45 anos, impedindo-os de formar novos domicílios e retardando a saída dos jovens da casa dos pais.

Dados do Ministério das Cidades demonstram que o déficit habitacional brasileiro é de cerca de seis milhões de moradias, sendo que quase 90% dessa carência concentra-se na camada da população com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Um dos maiores problemas do déficit habitacional refere se à coabitação familiar, onde mais de um núcleo familiar residem no mesmo imóvel, em situação, muitas vezes, precária.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier