Parceria Sejus e Academia Cearense de Letras visa incentivo à leitura

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e a Academia Cearense de Letras (ACL) firmam parceria, nesta quarta-feira (04), para incentivar a leitura nas unidades prisionais cearenses. O convênio que será assinado na sede da ACL, às 16h, e terá a presença do titular da Sejus, Hélio Leitão, e do presidente da ACL, José Augusto Bezerra. A ACL fica na R. do Rosário, 1, no Centro.

Com a parceria, a Academia Cearense de Letras vai doar livros dos acadêmicos cearenses para compor o acervo das bibliotecas das unidades prisionais. Além da doação de livros, o objetivo é que os membros da Academia possam ir às unidades, dar palestra ou ministrar oficinas com os internos, despertando o interesse pela leitura.

A ação integra o projeto Livro Aberto, que estimula a leitura dentro das unidades prisionais. O projeto leva bibliotecas para as unidades, incentivando o hábito da leitura. Nas unidades em que não há uma biblioteca física, arcas de livros são disponibilizadas aos internos. O projeto ganha força com a lei estadual recém-sanciona que institui a remição da pena por meio da leitura.

A lei da remição da pena pela leitura foi aprovada no dia 04 de dezembro de 2014 e determina que, a cada mês, os internos podem ler um livro e remir até quatro dias de suas penas. Por ano, a lei permite uma redução máxima de 48 dias. Os livros ofertados aos internos como possibilidade para remição são pré-determinados por uma comissão que irá também avaliar a leitura. Após a leitura, o interno deve elaborar um relatório ou resenha que serão avaliados pela comissão que irá definir a remição da pena.

Fonte: Sejus