Pesquisa: Podemos cresce e bipartidarismo fraqueja na Espanha
O bipartidarismo enfraqueceu na Espanha, diante da ascensão do partido Podemos, localizado em primeiro lugar no voto direto e segundo por estimativa de voto, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Centro de Investigações Sociológicas (CIS).
Publicado 04/02/2015 16:32
O estudo do CIS, orgão do Ministério da Presidência, aponta o Podemos com 19,3% do voto direto, seguido do situacionista Partido Popular (PP) com 12,9% e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) com 12,4%.
Quanto a estimativa do voto, a organização de menos de um ano de vida, liderada pelo professor universitário Pablo Iglesias, se localizou em segundo lugar com 23,9%, por trás do PP (27,3%) e à frente do PSOE (22,2%).
Segundo a metodologia do CIS, o voto direto reflete o resultado das respostas à pergunta "Em quem votaria hoje?", enquanto a estimativa de voto inclui outras variáveis como memória do voto e fidelidade a partidos.
Em relação à última pesquisa, realizada em outubro passado, o Podemos aumentou em 1,7 pontos em voto direto e o PP 1,2, enquanto o PSOE caiu em 1,9 pontos.
A investigação realizada de 2 ao 12 de janeiro reflete que na estimativa do voto só ascendeu o Podemos (0,4) enquanto que os outros dois caíram – PP (0,2) e o PSOE (1,7).
Os estudos de tendências são seguidos com particular importância na Espanha dado que neste ano se realizarão eleições municipais e regionais em maio e gerais no fim de 2015, em uma data ainda por definir.
Podemos decidiu não concorrer às eleições municipais para se concentrar nas gerais, que aspira a ganhar, e ainda participará nas eleições regionais previstas nas comunidades autônomas.
Fonte: Prensa Latina