Sibá Machado é novo líder do PT na Câmara; Guimarães líder do governo

O deputado Sibá Machado (AC) foi confirmado nesta quarta-feira (4) como novo líder do PT na Câmara. Escolhido por aclamação, Sibá substituirá Vicentinho (SP) na liderança da maior bancada da Casa, com 69 deputados. Na terça-feira (3), o deputado José Guimarães (PT-CE) assumiu a Liderança do governo na Câmara.

O ano de 2014 foi difícil, e o novo líder vai enfrentar um ano mais difícil ainda, mas, se tem uma bancada que não está aqui por negócios, mas por missão, é a do PT”, disse Vicentinho, durante a reunião da bancada do partido que confirmou Sibá na liderança.

O novo líder assumiu a função prometendo unificar a atuação do partido na Casa. “Nós vamos fazer dessa bancada uma família inteira”, afirmou Sibá.

Líder do governo na Câmara

Com o desafio de recompor a base do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) assumiu na terça (3) a Liderança do governo na Câmara. “Este é um ano de grandes embates e desafios, e aceitei o convite com humildade, com determinação e com coragem para dialogar muito e reconstruir todas as pontes aqui no Congresso Nacional”, afirmou. Guimarães acrescentou que sua missão principal será defender o governo Dilma, construir consensos e pensar os interesses maiores do país.

O novo líder do governo, que substitui o deputado Henrique Fontana (PT-RS), enfatizou que o momento é de estender a bandeira da paz. “Vamos iniciar o diálogo conversando com todas as lideranças”, disse Guimarães. Ele lembrou que o Congresso Nacional vive um novo momento, com novos parlamentares. “A eleição da Mesa Diretora da Câmara é coisa do passado, agora é hora de se pensar no Brasil, e a meta é trabalhar muito e recompor a sustentação do governo”.

Além dos temas do dia a dia que deverão entrar na pauta semanal da Câmara, Guimarães já pensa na articulação para a aprovação das medidas necessárias para o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma. “Este é um ajuste fundamental para a retomada do crescimento da economia brasileira e ele será gradual e seguro. Como a própria presidenta tem assegurado reiteradas vezes, serão preservados todos os direitos conquistados nos últimos anos”.

José Guimarães afirmou acreditar na recomposição em tempo hábil para a aprovação dos projetos fundamentais ao país. “A minha vida púbica sempre foi pautada em cima de desafios, sempre com fortes emoções e em momentos desafiadores. Esse é mais um”. O novo líder acrescentou que sua marca é o trabalho. “E tudo o que faço é com dedicação, com amor e com coragem. Vamos à luta pelo governo e pelo nosso projeto aqui na Casa”, concluiu.

Fontana é homenageado no plenário

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) se despediu nesta terça (3), em plenário, da Liderança do Governo na Câmara, cargo que ocupou desde junho de 2014. “Subo à tribuna para agradecer a confiança da presidenta Dilma, que me honrou com essa escolha, permitindo-me defender, por diversos meses, um projeto e um governo que tenho a convicção de que está transformando o Brasil”, afirmou Fontana.

Ele destacou o respeito à oposição, mas reiterou suas convicções. “Debatemos nesse plenário as críticas feitas pelos opositores ao governo, mas tenho a mesma opinião da maioria do povo brasileiro, que entendeu que a presidenta Dilma é a melhor opção para dirigir o nosso país”.

Reforma Política

O deputado Fontana disse que volta a uma nova fase de militância com vigor e com mais tempo para lutar incansavelmente pela reforma política. “Lutar pela reforma política, que, tenho convicção, é a mais importante de todas as reformas de que o nosso País precisa e que vem acompanhada daquilo que é, dentro da reforma política, a mudança estrutural mais importante, que é a retirada do financiamento empresarial do processo eleitoral”.

O ex-líder agradeceu o apoio que recebeu durante a sua gestão e desejou sorte ao novo líder José Guimarães. “E muita sorte a todos nós, que a nossa legislatura seja de alto rendimento e de muitas mudanças, dentre elas a reforma política que o Brasil tanto precisa”.

Com informações do PT na Câmara