Isaura Lemos toma posse para 5º mandato consecutivo

A deputada estadual Isaura Lemos, presidenta do PCdoB em Goiás, reeleita em outubro do ano passado, tomou posse neste domingo, 1º de fevereiro, em cerimônia realizada no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa, para iniciar o quinto mandato consecutivo em sua carreira parlamentar. A deputada e outros 40 parlamentares tomaram posse para a 18ª legislatura.

“Avançamos muito nos últimos 10 anos com os governos Lula e Dilma, mas é preciso avançar mais. Nosso mandato popular e nosso partido têm sido importantes instrumentos para os avanços. O Brasil precisa dar uma nova arrancada com reformas estruturantes em diferentes áreas, capazes de permitir mais democracia, mais desenvolvimento e progresso social. Para isso, seguiremos firmes e com muita disposição de vencer”, acrescenta.
Isaura iniciou a sua militância política aos 14 anos em 1968, participando do movimento estudantil e da comunidade eclesial de base da Igreja Católica. Em 1972, conheceu Euler Ivo, dirigente político e perseguido pela ditadura militar. Casaram-se em 1974. Com a missão de lutar contra o regime militar e organizar o povo no interior, viveram no sertão baiano e, depois, na região amazônica, onde nasceu Tatiana Lemos, primeira filha do casal – hoje vereadora em seu segundo mandato.
Em 1980, com a anistia, retornaram a Goiás e ajudaram a reconstruir o PCdoB e vários sindicatos fechados pela ditadura. Reconstruíram ainda o movimento estudantil e popular. Organizaram o movimento contra a carestia e o Centro Popular da Mulher. Estiveram presentes na luta pela redemocratização do país, participando diretamente da organização do primeiro comício das Diretas Já. Em 1991, fundaram o Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP).
Em 1998, com a integração na luta cotidiana do povo e com a luta da moradia, se elegeu deputada estadual. Hoje, está no seu quinto mandato consecutivo, sendo considerada referência da participação popular na Assembleia Legislativa do estado de Goiás.