Daniel Almeida mantém luta com desarquivamento de projetos 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, todas as proposições de autoria de parlamentares que não foram votadas são arquivadas ao final da legislatura. Quando começa uma nova legislatura, os deputados podem pedir o desarquivamento de projetos dos quais foram autores. Foi o que fez Daniel Almeida (PCdoB-BA), anunciando o propósito de manter a luta em defesa do trabalhador em seu quarto mandato como deputado federal. 

Daniel Almeida mantém luta com desarquivamento de projetos - Agência Câmara

Entre os projetos que o deputado pediu o desarquivamento está o que Institui o “Dia Nacional do Trabalho Decente”, a ser realizada anualmente no dia 7 de outubro. A ideia tem como objetivo valorizar a dignidade do trabalho. Segundo o parlamentar, “mesmo trabalhos, em princípios dignos, são, pelas péssimas condições oferecidas aos trabalhadores, rebaixados à condição que não merece o qualificativo de humana.”

“Esse rebaixamento se faz pela falta de observância dos padrões de conforto e segurança, pela sobrecarga horária, pelos salários aviltados, pelos preconceitos de gênero, pela tentativa de obstruir a organização dos trabalhadores, pela imposição da condição de escravo e pelas mais diversas e perversas formas de assédio moral”, enumera o parlamentar.

O conceito de trabalho decente foi introduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e visa a garantir a todas as pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

E explica que “oportunidade de emprego produtivo” significa a garantia a todos que queiram trabalhar da chance de efetivamente encontrar um emprego, o qual seja instrumento que permita o alcance de um nível de bem-estar aceitável ao trabalhador e a sua família.

Massacre de Ipatinga

Desde 2008, o movimento sindical em todo o mundo vem realizando no dia 7 de outubro de cada ano a comemoração do “Dia Mundial do Trabalho Decente”. O deputado lembra que coincidentemente, o 7 de outubro marca também o chamado Massacre de Ipatinga, evento trágico que se deu há 50 anos, no então distrito de Ipatinga, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Revoltados pelas más condições de trabalho e as humilhações que sofriam ao serem revistados antes de entrarem e saírem do trabalho na empresa Usiminas, os trabalhadores fizeram uma manifestação pacífica na porta da empresa em 7 de outubro de 1963. A Polícia Militar, responsável pela segurança da empresa, abriu fogo, usando mesmo metralhadoras contra os operários desarmados.

Segundo a versão oficial de então, resultaram dessa investida oito mortos , entre esses, uma criança no colo de sua mãe e 70 feridos. Tais números sempre foram contestados pelas testemunhas oculares que aponta para mais de três mil feridos e 33 mortos até o dia seguinte em decorrência dos ferimentos.

Outros projetos

Outro projeto desarquivado pelo deputado é o de criação da Universidade Federal do Piemonte da Chapada Diamantina. A proposta, segundo ele, procura associar-se à determinação do Governo da Presidente Dilma, em ampliar o número de universidades em todas as regiões do país, e atende ao anseio regional de desenvolvimento e democratização do acesso ao ensino superior das camadas mais pobres da população.

Também voltou a tramitar na Câmara, a pedido do deputado, o projeto que denomina "Rodovia do Vaqueiro" o trecho rodoviário da BR-235, compreendido entre a Divisa da Bahia com Sergipe e a Bahia com o Piauí. A denominação presta homenagem a um dos símbolos mais emblemáticos da cultura brasileira, que é o vaqueiro.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier