Mangueira anima festa de bloco que incentiva doação de sangue

A folia do tradicional Bloco da Solidariedade do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) será nesta segunda-feira (9), neste carnaval. A iniciativa, que completa dez anos, visa a incentivar a população a doar sangue no período que antecede o Carnaval e a abastecer regularmente o Banco de Sangue do Inca. A festa começa às 10 horas, no banco de sangue do instituto, que fica na Praça Cruz Vermelha 23, no centro do Rio de Janeiro.

Coleta de sangue

Os padrinhos da campanha, o dançarino Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo, confirmaram presença na folia, da qual participraão também integrantes da bateria da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

De acordo com o Inca, que é uma das unidades públicas de maior movimento de pacientes da cidade do Rio de Janeiro, o estoque de sangue do instituto costuma cair à metade nos feriados prolongados, como o do carnaval. A meta da campanha deste ano é conseguir 400 doações de sangue e 40 doações de plaquetas no período.

O hospital precisa manter estoque suficiente para atender cerca de 2 mil transfusões de sangue e de plaquetas mensalmente. Pacientes cirúrgicos, em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os portadores de leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente.

Segunda a chefe do Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, são necessárias 1,6 mil doações por mês para manter as atividades. "O tratamento do câncer tem um diferencial: a necessidade de transfusões de um componente específico, as plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias. As hemácias podem ser armazenadas por 35 dias. Daí, a necessidade de mobilizar a população para recebermos de forma contínua doadores de sangue e também de plaquetas", explicou a médica.

Para o Inca e as demais unidades de saúde, a doação de sangue precisa ser um ato regular tanto para homens quanto para mulheres. Os homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo mínimo de 60 dias, e mulheres, até três doações, com intervalo mínimo de 90 dias. É preciso levar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, evitar alimentos gordurosos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Menores de idade só podem fazer doação com consentimento formal dos responsáveis.

O banco de sangue do Inca funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30.

Fonte: Agência Brasil