Vietnã reafirma a importância de pequenas e médias empresas

O presidente do Vietnã reafirmou a importância que outorga o Estado às pequenas e médias empresas (PMEs) em ato de reconhecimento a mais de uma centena de executivos destacados.

Cidade de Hanoi, no Vietnã

Durante um encontro com eles em representação de umas 500 mil PMEs em todo o país, valorizou altamente a ativa participação desta comunidade nas campanhas econômicas promovidas pelo Partido Comunista, o governo e a Frente da Pátria.

Destacou em particular sua resposta positiva à divisa de utilizar produtos vietnamitas e impulsionar a formação de novas zonas rurais.

Ao lembrar o papel da Associação Nacional das PMEs, sublinhou a necessidade de estender sua rede em todos os níveis, ajudar as empresas a superar dificuldades em produção e negócios, desenvolver recursos humanos e propiciar transferência tecnológica.

Os interlocutores propuseram ao Estado agregar a reestruturação das PMEs na estratégia nacional no mesmo nível do plano para as empresas estatais, o investimento público e o sistema bancário.

Defenderam a instalação de outras políticas preferenciais para que possam contribuir à meta de estabilizar a macroeconomia, controlar a inflação e elevar a competitividade.

Cerca de 25% do total das exportações do país correspondem ao setor, que em 2014 gerou cerca de quatro milhões de empregos e contribuiu com 40% do produto interno bruto, segundo dados oficiais.

Fonte: Prensa Latina