Primeiro-ministro grego estreita relações com premiê chinês

O premiê chinês, Li Keqiang, e o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, conversaram nesta quarta-feira (11) por telefone. Li Keqiang apontou que a China presta alta atenção à amizade tradicional e à ampliação da cooperação pragmática entre os dois países e espera que as relações bilaterais sejam promovidas com base na justiça e no benefício recíproco.

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras

Ele deu boas vindas às empresas chinesas para ampliarem o investimento na Grécia e espera que o governo grego preste garantia de lei às empresas chinesas que operam no país.

Segundo Li, o projeto relacionado ao porto de Piraeus da Grécia, lançado pela Companhia de Transporte Oceânico da China (Cosco) é um exemplo bem sucedido da cooperação entre os dois lados, impulsionando o emprego local e melhorando o direito e as condições dos trabalhadores locais.

A parte chinesa quer se esforçar, em conjunto com o país, para transformar o porto de Piraeus em um ponto chave na região, desempenhando um papel importante na ligação entre China e Europa. Li acredita que essa obra beneficiará o processo de integração e o desenvolvimento equilibrado da Europa.

Por sua vez, Tsipras lembrou que o governo grego dá importância ao desenvolvimento das relações com a China e elogiou as empresas chinesas que investem no país. O novo governo não mudará a natureza dos projetos cooperativos atuais entre as duas partes. A Grécia está numa fase importante para a recuperação e o desenvolvimento econômico, precisando do apoio e da ajuda da China.

Segundo Tsipras, a parte grega quer expandir a cooperação marítima e realizar construções de infraestruturas, juntamente com a China. O projeto de Piraeus é muito importante para o desenvolvimento econômico do país e é também um projeto cooperativo significativo, em relação ao qual a Grécia vai prestar mais atenção e dar mais apoio.

A parte grega foca na construção da linha expressa territorial e marítima entre Europa e China, e espera que essa linha se torne uma ponte para a cooperação de todas as partes, promovendo as relações sino-europeias.

Fonte: Rádio China Internacional