PT pede ampliação da Operação Lava-Jato para atos anteriores a 2003 

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), entregou nesta quinta-feira (12) uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério da Justiça na qual pede que procuradores e policiais federais envolvidos na Operação Lava-Jato, que apura corrupção na Petrobras, ampliem as investigações.  

PT pede ampliação da Operação Lava-Jato para atos anteriores a 2003 - Agência Câmara

O objetivo é analisar possíveis crimes cometidos desde 1997, ou seja, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O documento também foi entregue à diretoria da Polícia Federal.

Na opinião de Sibá Machado, faltam perguntas a serem feitas ao ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco: “Tem muitas perguntas que nós entendemos necessárias ter sido feitas e que foram simplesmente esquecidas. E, como tal, esperamos agora uma resposta oficial do Ministério da Justiça.”

Barusco afirmou em delação premiada, em novembro de 2014 e divulgada na última quinta-feira (5), que recebeu propina na contratação de um navio-plataforma com a holandesa SBM Offshore, em 1997, durante o governo FHC. Naquela época, o ex-gerente disse que recebeu propinas mensais de até 50 mil dólares.

De acordo com Sibá Machado, a investigação da Lava Jato focou apenas o período posterior a 2003, apesar desse depoimento de Barusco. A representação pede que Ministério Público, Polícia Federal e Ministério da Justiça instaurem uma investigação para apurar crimes de Barusco antes de 2003 e, caso já tenham começado o procedimento, pede acesso aos resultados.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Câmara