Cresce intercâmbio comercial entre região chinesa e Rússia em 2014
O comércio entre a região autônoma de Xinjiang Uygur e a fronteiriça Rússia cresceu mais de três vezes em 2014 e atingiu dois bilhões 150 milhões de dólares, informou a Administração Geral de Aduanas da China.
Publicado 16/02/2015 11:01
De acordo com os detalhes fornecidos por esta instituição estatal, o aumento do intercâmbio entre esta região chinesa com a Rússia foi de 374%, em contraste com o lento avanço do comércio exterior chinês em geral devido à queda dos preços.
Apesar da redução do valor dos produtos, o petróleo e os minerais ocuparam 53% das importações de Xinjiang e foram responsáveis pelo avanço do volume comercial, segundo essa Administração.
No entanto, a queda dos preços do petróleo (18.4%) e dos minerais (21%), incidiram no intercâmbio de Xinjiang Uygur com seu principal sócio, Cazaquistão, que se reduziu em 17.3% e atingiu os 10 bilhões e 130 milhões de dólares.
Um alto servidor público da divisão de aduanas em Urumqi, capital de Xinjiang, disse que o crescimento do comércio em 2015 dependerá das políticas centrais e locais de apoio à criação de um cinto econômico conhecido como a Rota Econômica da Seda e sua versão marítima.
Essas iniciativas, disse Li Bin, ajudarão a promover uma melhor cooperação entre os países da Ásia, Oriente Médio e Europa.
Fonte: Prensa Latina