Parlamentar cobra investigação de contas de brasileiros no HSBC

O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) formalizou uma representação para que sejam investigados os 6,6 mil brasileiros responsáveis por contas secretas no banco suíço. As quantias depositadas podem chegar a US$ 7 bilhões, o equivalente a quase 20 bilhões de reais. De acordo com os dados levantados, mais de 8,7 mil contas secretas foram abertas pelo banco HSBC, na Suíça.

Paulo Pimenta deputado federal PT-RS

Pimenta pede ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a devida busca de esclarecimentos e providências em relação a todos os casos de sonegação fiscal envolvendo milhares de brasileiros e o banco HSBC, na Suíça.

O caso foi denunciado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e ficou conhecido como SwissLeaks. Segundo o alerta feito pelo grupo, clientes do mundo inteiro usavam o sigilo bancário suíço para deixar de declarar quantias milionárias.

No documento protocolado na última quinta-feira (12), Pimenta cobra do Ministério da Justiça investigações mais aprofundadas, como já vem sendo feito por outros países. O parlamentar afirmou, ainda, que acha estranho o fato de a imprensa brasileira não dar tanta importância às supostas irregularidades.

“O caso SwissLeaks é a pauta do jornalismo mundial no momento, mas a imprensa no Brasil não atribui a esse assunto qualquer valor-notícia, suprimindo esse tema da sua cobertura jornalística”, criticou.

Leia também:
Por que a sonegação de 8 mil brasileiros não é notícia no ‘JN’?

Fonte: Portal Fórum