Presidente iraniano recebe chanceler chinês

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, recebeu no último domingo (15) o chanceler chinês, Wang Yi, que está em visita oficial ao Irã.

Hassan Rouhani, presidente eleito do Irã

Rouhani referiu que o Irã presta grande importância ao relacionamento com a China, destacando que o desenvolvimento saudável e estável das relações entre os dois países não beneficia apenas ambos os lados, mas favorece ainda a paz e a estabilidade na região e no mundo.

O presidente iraniano afirmou que o seu país interage ativamente com a China a respeito da construção do "Cinturão Econômico da Rota da Seda" e da "Rota da Seda Marítima do Século XXI", para a qual os dois podem ampliar cooperações nas áreas de infraestrutura, energia, produção energética, agricultura e turismo. Ele disse admirar o papel da China na mesa das negociações sobre a questão nuclear.

Wang Yi lembrou que o presidente chinês já se reuniu em várias ocasiões com o presidente Rouhani, o que definiu uma boa direção para as relações sino-iranianas. Ele disse que a China está disposta a colaborar com o Irã na construção de "um cinturão e uma rota". Baseando nas cooperações tradicionais, como no setor energético, os dois países podem ampliar parceria nas indústrias, alcançando uma complementaridade e desenvolvimento comum.

O chancelar falou ainda que a China quer reforçar a coordenação com o Irã nos assuntos internacionais, a fim de promover a democratização das relações internacionais e defender os interesses legítimos dos países em desenvolvimento.

Por fim, Wang Yi elogiou a atitude do presidente iraniano de que não busca o desenvolvimento de armas nucleares no país. Ele disse esperar que os envolvidos aproveitem os momentos oportunos para chegar a um consenso o mais breve possível sobre a questão nuclear do Irã.

Fonte: Rádio China Internacional