Plano de segurança reduz índices de criminalidade no Carnaval

Nenhum homicídio foi registrado no circuito oficial do carnaval promovido pelo Governo do Maranhão, reduzindo a incidência do ano anterior – em que foi registrado um homicídio no circuito da região metropolitana. 

Reunião Flávio Dino e Segurança Pública
Após o fim do período carnavalesco, o governador Flávio Dino reuniu-se com a cúpula da Segurança Pública do Estado do Maranhão na reunião semanal para avaliar o combate ao crime no estado e a promoção da cultura de paz. Com as ações tomadas pelo Governo do Estado nos primeiros 40 dias sob nova administração, foi possível diminuir a ocorrência de crimes e aumentar a fiscalização em todo o território maranhense.

Nenhum homicídio foi registrado no circuito oficial do carnaval promovido pelo Governo do Estado, reduzindo a incidência do ano anterior – em que foi registrado um homicídio no circuito da região metropolitana. Ao mesmo tempo, as ações de conscientização e fiscalização foram intensificadas na capital e no interior contra a violência, o respeito às leis de trânsito e o combate à exploração sexual.

O resultado foi verificado em diversas frentes, como a apreensão de grande quantidade de drogas que seriam comercializadas – 129 quilos de maconha e 30 quilos de pasta base de cocaína. Também foram recolhias armas de fogo em todo o estado, totalizando 80, das quais 12 foram capturadas na região metropolitana. Um dos casos destacados pelo comandante da Polícia Militar, coronel Alves, foi o recolhimento de uma ‘pistola 765’ no circuito da Praça Deodoro.

A ação da Polícia Militar em parceria com o Departamento de Trânsito do Maranhão também foi ressaltada, com intensificação dos programas de educação no trânsito e fiscalização para evitar infrações na capital e no interior. Com a fiscalização mais intensa foi possível uma abrangência maior das ações, o que resultou na identificação de 55 casos de embriaguez ao voltante, um aumento de 323% em relação a 2014.

Também relacionado à ação intensiva no trânsito, houve crescimento no registro de infrações, totalizando 199 durante o carnaval maranhense, 76% a mais que em 2014 – quando houve 113 registros. Neste mesmo setor, foram realizadas 199 remoções de veículos ao Detran. A melhoria no desempenho em várias ações, segundo o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, deve-se à valorização deste serviço por parte do Governo do Estado.

O crescimento da recuperação de veículos roubados também teve desempenho melhor que no ano anterior. Foram 17 veículos recuperados em 2015 enquanto em 2014 apenas nove – o que, em dados percentuais, significa um aumento de 89% na restituição de propriedade. Todos esses resultados foram possíveis através de organização dos corpos policiais militares, civis e bombeiros em todo o Maranhão. Ao todo, estiveram presentes 4 mil policiais militares e 420 bombeiros.

A reunião do governador Flávio Dino com os responsáveis pelas pastas da administração da Segurança Pública ocorre todas as semanas para avaliação de metas e observação dos índices de criminalidade no estado. O objetivo é conseguir, a partir de ações articuladas e de inteligência, restituir ao maranhense o clima de paz em todas as regiões.

OCORRÊNCIAS
2014
2015
Dif %
Homicídio em circuito carnavalesco oficial
01
00
-100%
Estupro
00
00

Apreensão de arma de fogo

80

Alcoolemia ao volante
13
55
+323%
Veículos roubados recuperados
9
17
+89%
Auto de infração de trânsito
113
199
+76%
Remoção de veículos ao Detran

142

Auto de prisão em flagrante delito
174
192
+10%