Pesquisa do Diap apresenta radiografia do novo perfil do Congresso Nacional

O Departamento Internsindical de Assessoria Parlamentar (Diap) acaba de lançar versão online do estudo 'Radiografia do Novo Congresso 2014/2015'. A publicação faz parte da série Estudos Políticos do Diap e revela as principais características do pleito de 2014, com análise detalhada da eleição presidencial e mapeamento, por estado, das novas bancadas que irão compor o do Poder Legislativo Federal.

Pesquisa do Diap apresenta radiografia do novo Congresso Nacional

O estudo apresenta os índices de reeleição e renovação nas duas casas legislativas, mostra que partidos ganharam e perderam na disputa das cadeiras, identifica os parlamentares com potencial para exercer influência no processo decisório, além de antecipar a agenda prioritária que o novo governo terá que negociar com o Congresso Nacional.


Ouça na Rádio Vermelho:

Aliel: Superar pensamento conservador é central para o avanço do país

Neste número da série Estudos Políticos, o leitor encontrará informações sobre os índices de renovação das duas Casas do Congresso Nacional, conhecerá a dança das cadeiras, saberá quem ganhou e quem perdeu em termos partidários, identificará os parlamentares mais influentes que chegam ao Parlamento brasileiro, terá informações sobre os parlamentares eleitos com seus próprios votos, além da agenda prioritária do novo governo que depende do Congresso.

Portanto, não estão contempladas as alterações na composição da Câmara e do Senado decorrentes das movimentações parlamentares ocorridas após a posse. Isto porque alguns titulares já se licenciaram do mandato, abrindo vagas para suplentes em exercício.

Importante ressaltar que a referência da publicação é a bancada eleita em outubro de 2014 e que tomou posse em 1º de fevereiro de 2015.

Fonte: Diap