Sob pressão, governo tucano libera custeio das universidades do PR

Às vésperas de iniciar o ano letivo, as universidades estaduais do Paraná não tinham recursos sequer para manter as necessidades básicas, isso porque o governo do Estado não liberou o recurso de custeio de 2015. Depois de horas de reunião com os sete reitores no Palácio do Iguaçu nesta terça-feira (24), o governo recuou.

Reunião do Beto Richa com Reitores - Orlando Kissner/ ANPr

Ficou definido na reunião que o governo vai liberar, já nesta quarta-feira (25), os recursos de custeio das universidades estaduais do Paraná. O orçamento estipulado pelas sete universidades estaduais é de R$124 milhões, segundo representantes do governo, o montante a ser liberado vai atender as necessidades de todas as instituições. As férias atrasadas dos professores também serão pagas em parcela única em março.

Enquanto os reitores estavam reunidos com os representantes do governo, do lado de fora do palácio milhares de professores da rede estadual, estudantes e servidores faziam uma grande manifestação em apoio à causa das universidades. Pelo estado também, professores se reuniram nos centros das principais cidades para defender a Educação.

Durante o encontro o governador Beto Richa também assinou o decreto que institui um grupo de trabalho apara debater a elaboração da autonomia universitária, uma das principais reivindicações dos reitores e que consta o plano de metas do governo do Estado para 2015-2018.

Professores acusam deputados que tentaram aprovar o pacotaço de Richa de "inimigos da Educação" | Foto: APP-Sindicato 

Em entrevista ao Portal Vermelho nesta terça-feira (24), a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Liliam Faria Porto Borges, afirmou que os docentes estão vigilantes e lutando muito para que a administração tucana não leve as universidades à falência como o PSDB fez em São Paulo. 

Os professores da rede estadual continuam em greve. Nesta quarta-feira (25) mais de 50 mil se reúnem em Curitiba para defender os direitos ameaçados pelo governador com o “pacotaço”.

Leia mais: 

Administração tucana pode levar universidades do Paraná à falência

Do Portal Vermelho
Mariana Serafini, com Agência de Notícias do Paraná