China nega ter fechado a fronteira com Mianmar

A China negou, nesta quarta-feira (25), que tinha fechado a fronteira com Myanmar. Devido à situação registrada na região fronteiriça entre os dois países, o governo chinês adotou algumas medidas para reforçar a administração da região, ao invés de fechá-la, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, em uma coletiva à imprensa.

China

Ao fazer o comentário sobre a situação no norte de Mianmar, Hong Lei disse “que a China segue sempre o princípio de não-interferência nos assuntos internos de outros países, e respeita a soberania e integridade territorial de Mianmar, não permitindo qualquer organização ou indivíduo a efetuar atividade no território chinês para prejudicar as relações bilaterais entre os dois países e a estabilidade fronteiriça”.

Ainda segundo ele, “desde o início do conflito ocorrido no norte de Mianmar, a China vem obedecendo ao princípio referido acima, e mantendo os contatos estreitos com Mianmar, que aprecia bem a postura chinesa”, disse Hong Lei.

O porta-voz afirmou também que a China presta muita atenção à situação do norte de Mianmar, que está relacionada com a estabilidade da região fronteiriça. “A China urge novamente Myanmar a se deter para abrandar os conflitos e adotar medidas para garantir a segurança dos funcionários e instituições da China”, reiterou Hong Lei.

Ele salientou que tendo como base o humanismo, a China continua a oferecer a ajuda necessária aos refugiados de Mianmar que entraram no território chinês devido à preocupação com a segurança.

Fonte: Diário do Povo