Publicado 26/02/2015 14:43 | Editado 04/03/2020 16:54

A direção do Partido Comunista do Brasil no Paraná repudia veementemente o conjunto de medidas antipopulares do Governo Beto Richa que configuram ataques aos direitos dos servidores públicos do Estado, solidariza-se e apoia decididamente o movimento dos trabalhadores da educação, das universidades, saúde, agricultura, agentes penitenciários, dentre outras categorias do funcionalismo.
Richa se vale da velha fórmula neoliberal de jogar o ônus da crise capitalista e de sua própria incompetência administrativa sobre as costas dos trabalhadores, quando intenta cortar conquistas históricas dos servidores e ainda meter a mão no fundo de aposentadoria, criando riscos a médio prazo de aposentados do estado ficarem sem seus merecidos benefícios. Com isto não se pode compactuar ou negociar. Mas o governador Beto Richa nao governa sozinho. E preciso que a população preste atencao nos deputados estaduais que dao apoio a estas medidas. Ele também precisam ser denunciados e o serão.
O PCdoB -Pr entende que está em curso no Brasil uma verdadeira luta, com duas visões de Pais completamente diferentes. De um lado as velhas práticas políticas que tentam excluir a participação da população nas decisões e, do outro projeto democrático que tirou da miséria mais de 40 milhões de brasileiros. Infelizmente o governo do Paraná representa o atraso, esta politica que tem em seu DNA da exclusão de muitos para o beneficio de poucos. Tem sido assim desde o primeiro dia do seu mandato com o aumento abusivo de taxas e impostos e do outro lado aumento do salário dos seus protegidos.
A resistência dos servidores, expressa pela greve dos professores estaduais organizados pela APP, é um momento destacado da unidade dos trabalhadores. Isto pode contribuir para a construção de uma unidade muito maior do campo popular, aglutinada em torno de bandeiras de esquerda, envolvendo movimentos sociais, partidos, lideranças – como instrumento para impulsionar o avanço das mudanças progressistas. O PCdoB também faz um chamamento neste sentido a todos os lutadores que se concentram no Centro Cívico da capital.
– Pela unidade dos trabalhadores
– Derrotar o pacotaço antitrabalhador de Beto Richa
Curitiba, 11 de fevereiro de 2015