Embratur promove turismo brasileiro em Berlim

A participação do Brasil na 49ª edição da feira International Tourism Bourse (ITB 2015), em Berlim 2015, vai levar um convidado especial, o ex-jogador de futebol Cafu, que acompanhará as ações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e participará de diversas agendas durante o evento. O ITB Berlim 2015 começa na quinta-feira (5) e vai até domingo (8).

Foto: Reprodução

Cafu levantou a taça do pentacampeonato do Brasil, em 2002, no mundial do Japão e Coreia do Sul, e é muito popular na Alemanha. “Queremos aproveitar o momento em que vive o Brasil como sede de grandes eventos esportivos e colocar em pauta, com apoio do Cafu, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI), que acontecem em setembro deste ano e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur.

“Essa é a nossa vigésima participação na ITB Berlim. Será uma excelente oportunidade para promovermos nossos atrativos turísticos e também mostrarmos nossa capacidade de receber bem os turistas de todo mundo”, completou.

Com o intuito de gerar oportunidade de novos negócios para o Brasil com o mercado internacional, a Embratur levará diversificação de produtos turísticos dos segmentos de Ecoturismo, LGBT, Sol e Praia, Cultura e Aventura.

Também estão programadas atrações culturais, ações de comunicação digital, agenda com veículos de imprensa internacional, evento com blogueiros de todo o mundo, além de reuniões com operadores estrangeiros.

“O nosso objetivo é ampliar o volume de negócios do Brasil com empresas da Alemanha e outros países, estreitar relacionamento com o trade internacional e promover a diversificação da oferta de produtos turísticos brasileiros”, ressaltou Vicente Neto.

Além da presença do ministro do Turismo, Vicente Lages, o Brasil conta com a participação de co-expositores institucionais (destinos), operadoras de turismo, meios de hospedagem, companhia aérea, associações, além de representantes de uma feira de turismo nacional.

No ano de 2014, estiveram presentes na ITB 170 mil visitantes de 180 países e regiões. Nesta edição, os organizadores esperam receber cerca de 180 mil pessoas.

Brasil terá estande no pavilhão LGBT

A participação do Instituto contará também com estande do segmento turístico LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) com a presença da Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes – ABRAT/GLS e RioTur.

Conforme estratégia de participação, será realizada a promoção dos destinos Gay friendly (Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Recife), com a distribuição de material específico desses destinos e fornecimento de informações ao público presente.

Encontro com blogueiros estrangeiros

No dia 6 de março, às 9h30, a Embratur, em parceria com operadora alemã Thomas Cook e a empresa aérea Condor, terá um encontro com cerca de 50 blogueiros internacionais em que o tema central serão os destinos de Ecoturismo e os Jogos Mundiais Indígenas.

No encontro, serão apresentados pelo presidente da Embratur os seguintes destinos: Recife, Fernando de Noronha, Fortaleza, Jericoacoara, Salvador, Chapada Diamantina, Palmas e Jalapão.

Os seis primeiros destinos serão apresentados por conta da conectividade da Condor, que possui voos diretos para Recife, Fortaleza e Salvador.

Palmas e Jalapão serão pautas em razão dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A partir de novembro de 2015, a Condor oferecerá também voos diretos ao Rio de Janeiro.

Na Alemanha, um dos segmentos mais procurados é o de Ecoturismo e Aventura, com 31% da demanda, segundo as operadoras alemãs.

Na oportunidade, um representante da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) estará presente para atender a demandas sobre o segmento. Para mostrar um pouco da cultura brasileira, os blogueiros assistirão uma apresentação de Frevo.

Além disso, está previsto na agenda da Embratur, na quinta (5), reunião com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), que é a associação norte-americana de Turismo de Aventura para tratar sobre parcerias nesse segmento.

Comunicação Digital na ITB Berlim 2015

O público presente na feira poderá ter contato com a cultura do Brasil de maneira lúdica e divertida no estande da Embratur. O Brasil Quest permite transmitir conceitos e informações turísticas de forma interativa.

Monumentos das 12 cidades brasileiras que foram sede da Copa do Mundo de 2014 servem de cenário para que o Yep (personagem principal) descubra um pouco da cultura de cada região.

O aplicativo está disponível para smartphones e tablets, sendo que os países que mais baixaram o jogo foram os Estados Unidos, Brasil e Reino Unido. Plataforma IOS e Android.

Também nesta edição, a Embratur apresentará ao mercado alemão, por meio de um videocase, o “The Republic of Me”, um game que permite ao usuário do Facebook criar seu próprio país, de acordo com sua preferência e perfil.

O jogo está disponível no link: http://on.fb.me/1KCxJH2.

Mercado Alemão

A Alemanha é o 6º país emissor de turistas para o Brasil e está em 1º lugar no ranking dos países europeus. Em 2013, 236.505 alemães estiveram no Brasil.

O país possui 31 frequências semanais de voos com destino ao Brasil, por meio de três companhias aéreas: Condor, Lufthansa e TAM.

São voos desde Frankfurt para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, e um voo desde Munique para São Paulo.

Com a Copa do Mundo de 2014, quando a seleção alemã sagrou-se campeã, a relação entre os alemães e os baianos ficou mais intensa.

Os alemães construíram o próprio centro de treinamento em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, onde se hospedaram durante todo o período que estiveram no Brasil, divulgando, assim, o destino para todo o mundo. Além disso, os campeões fizeram doações em dinheiro para a comunidade indígena local.

Fonte: Embratur