Índia e Paquistão buscam solução pacífica para conflitos

O primeiro-ministro Nawaz Sharif e outros representantes paquistaneses receberam, nesta terça-feira (3), o vice-chanceler indiano. Subrahmanyan Jaishankar. Eles concordaram em dar os passos necessários para resolver as diferenças históricas entre as duas nações, incluídos os problemas fronteiriços na Cachemira.

Cachemira - National Turk

Segundo os veículos de imprensa dos dois países, a Índia e o Paquistão parecem decididos a acabar com suas diferenças através do diálogo.

Antes de reunir-se com Sharif, Jaishankar encontrou-se com seu par paquistanês, Aizaz Chaudhry, com quem discutiu os conflitos na Cachemira, Siachen (um local que marca a fronteira entre a Índia, Paquistão e a China na região do Himalaia) e em Sir Creek (um estuário no mar Arábico que os dois países também disputam).

Segundo o secretário indiano de Relações Exteriores, um de seus pedidos foi em relação aos julgamentos dos extremistas que planejaram o ataque terrorista à cidade de Mumbai em novembro de 2008, provocando a morte de 166 pessoas e deixando centenas de feridos. As conversas, assegurou Jaishankar, transcorreram de maneira positiva.

O vice-chanceler indiano tem também como missão coordenar ações para relançar a Associação da Ásia do Sul para a Cooperação Regional (Saarc).

Jaishankar apontou que Nova Déli gostaria de trabalhar com Islamabad para que a Saarc (que inclui Afeganistão, Bangladesh, Butão, Maldivas, Nepal e Sri Lanka) atinja seu potencial, principalmente, porque o Paquistão será este ano sede da cúpula do grupo e assumirá sua presidência rotativa.

Fonte: Prensa Latina