ONU realiza debate sobre igualdade de gênero e desenvolvimento

A Assembleia Geral das Nações Unidas sustentará, nesta sexta-feira (6), um debate de alto nível sobre a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher, foro enquadrado nas negociações para estabelecer a agenda pós-2015 de desenvolvimento sustentável.

Mulher cientista - Reprodução

O evento convocado pelo presidente da Assembleia, Sam Kutesa, terá um segmento inaugural e dois painéis interativos para abordar questões como o acesso das mulheres a maiores oportunidades econômicas, políticas e de formação educativa e profissional.

Segundo o programa do debate, a plenária dos 193 países membros da ONU começará as discussões com a celebração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, data adotada pela Assembleia em 1977.

Na nota conceitual do encontro, Kutesa pediu à comunidade internacional que tenha em conta no processo de elaboração dos novos objetivos de desenvolvimento a atual situação das mulheres em muitas partes do mundo.

A violência, o desemprego, salários menores em postos de trabalho idênticos aos dos homens, a escassa participação política e o insuficiente acesso à educação e a superação profissional estão entre os problemas que enfrentam as mulheres.

“Esperamos que o foro permita o intercâmbio de experiências e boas práticas em matéria de igualdade e empoderamento”, precisou o diplomata ugandês.

O debate de hoje antecede a instalação, na próxima segunda-feira (9), da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que dedicará sua sessão anual a analisar o cumprimento da Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim, 20 anos após estabelecidas como um mecanismo mundial em prol da inclusão política, econômica e social das mulheres.

Fonte: Prensa Latina