Patrus debate reforma agrária com entidades e movimentos sociais

Dando continuidade ao diálogo com os movimentos sociais, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), nesta quinta-feira (5), em Brasília. No encontro, foram abordados temas como a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira.

Reunião do MDA com CNBB e Abra sobre reforma agrária - Rômulo Serpa/MDA

Patrus Ananias confirmou que a prioridade do MDA é assentar as famílias acampadas e melhorar a infraestrutura dos assentamentos. “Queremos dar condições para que os assentamentos sejam produtivos, autônomos financeiramente e que sejam espaços de vida, de convivência em família, principalmente para os jovens.”

O ministro aproveitou a oportunidade para convidar a Abra para participar de um fórum com outros movimentos sociais, a fim de consolidar uma pauta comum da sociedade civil organizada. “Já nos reunimos com praticamente todas as entidades e há propostas comuns e outras diferentes. Precisamos criar um espaço de construção e concretizar uma agenda única. Faremos o que tiver ao alcance do ministério para atender as demandas”, salientou Patrus.

O presidente da Abra, Gerson Teixeira, destacou ao ministro a importância do agricultor familiar como produtor de alimentos. “No nosso pensamento, camponês tem que produzir alimentos, ser responsável pela alimentação do País, e ser reconhecido por isso.” Teixeira entregou a Patrus Ananias uma pauta para discussão que aborda crédito rural, programas de compras governamentais e revisão dos débitos dos assentados.

Leia mais: 
MDA reafirma compromisso pela reforma agrária com famílias assentadas
Patrus discute reforma agrária com Secretaria de Assuntos Estratégicos
Em assentamento, Patrus reafirma compromisso com reforma agrária

Fonte: MDA