China pede que Índia melhore cooperação sobre temas fronteiriços
A China pediu à Índia, neste domingo (8), que fortaleça a cooperação bilateral, destacou a amizade que a une à República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e chamou Myanmar a estabilizar a situação nas áreas limítrofes.
Publicado 09/03/2015 10:37

Estes temas foram tratados pelo ministro chinês de Relações Exteriores, Wang Yi, durante uma coletiva de imprensa organizada como atividade complementar das sessões da Conferência Consultiva Política Popular e a Assembleia Popular Nacional.
A julgamento do chanceler Chinês, a Índia deve fazer mais esforços para fortalecer sua cooperação mútua e facilitar a solução das diferenças nas fronteiras, “que é um legado histórico que se conseguiu conter através de muitos anos de negociações”.
Ele recordou a viagem histórica do presidente Xi Jinping a Índia em setembro do ano passado e anunciou a visita do premier Narendra Modi, neste ano, a China.
Quanto à RPDC, o Ministro falou da tradicional amizade entre Pequim e Pyongyang. “A China valoriza sua tradicional amizade com a Coreia Popular e procurará o desenvolvimento normal das relações que têm bases sólidas e não será afetada por ‘eventos temporários’".
Wang expressou que China tem desempenhado um papel construtivo em conseguir uma situação basicamente estável na Península Coreana e assegurou que é de interesse de todas as partes manter a paz, a estabilidade e atingir a desnuclearização dessa região vizinha.
Quanto a Myanmar, Wang pediu a estabilidade nas áreas fronteiriças dessa nação com a China em interesse dos dois povos e nações.
“O que sucede no norte de Myanmar é um problema interno desse país e esperamos que se solucione pacificamente”, agregou.
“China e Myanmar, que compartilham uma fronteira de dois mil quilômetros, são vizinhos amistosos que não só compartilham montanhas e rios, mas também bem e pesar”.
Fonte: Prensa Latina