Grécia apresentará plano de reforma econômica  

A Grécia apresentará, nesta segunda-feira (9), seu plano de reformas para a zona do euro, condição imprescindível para conseguir um, que precisa com urgência, devido à situação do país.

Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras

Esta etapa antecede a próxima reunião em Bruxelas, que pode definir o caminho seguinte da economia grega.

O ministro grego Manis Varoufakis disse este fim de semana que poderá ter problemas se os titulares de Finanças não aceitarem as principais reformas propostas por Atenas para desbloquear a próxima parte da ajuda europeia.

Varoufakis alertou sobre novas eleições ou a celebração de um referendo, caso fracasse as negociações com o Eurogrupo.

As palavras de Varoufakis podem provocar um certo mal-estar em Bruxelas. Por sua vez, o vice-ministro grego de Finanças, Dimitris Mardas, disse que uma solução será encontrada.

O governo da Grécia detalhou as reformas que considera prioritárias e enviou sua lista ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. A lista está longe de estar completa, disse Dijsselbloem em um encontro organizado em Amsterdam, Holanda, no domingo (8).

O documento apresentado deve ser debatido e detalhado com a troika (União Europeia, Banco Central da Europa e Fundo Monetário Internacional).

O problema é que a Grécia precisa realizar o pagamento dos próximos vencimentos de sua dívida, que chegarão a cerca de seis bilhões de euros, em março.

Fonte: Prensa Latina