Saiba como participar da consulta pública sobre o Enem

O Ministério da Educação (MEC) abriu, na semana passada, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Qualquer cidadão pode participar e enviar sugestões sobre a qualidade do exame, bem como opinar sobre a ampliação do banco de itens até o dia 17 de março.

Enem - Reprodução

A consulta pública é parte dos planos para tornar a aplicação do Enem um processo digital, conhecido como "Enem digital". Assim que assumiu a pasta de Educação, o ministro Cid Gomes falou sobre a intenção de realizar estas mudanças, para simplificar a logística e reduzir custos. Gomes afirmou que a proposta seria debatida com técnicos, acadêmicos e com a sociedade, para depois ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff.

Confira abaixo o passo a passo para participar:

Interessados devem acessar o site da Consulta Pública sobre o Enem Digital e entrar no ambiente colaborativo utilizando o número de CPF. Não é necessário enviar mais dados.

O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:

Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem?

Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Na mesma tela, é possível ainda anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar a colaboração.

Sobre o exame

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas do governo federal. Além disso, é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa de mobilidade internacional.

Em 2014, o exame foi aplicado em mais de 1,7 mil municípios, contabilizando 17.367 centros de aplicação.

Fontes: Portal Brasil com informações da Empresa Brasil de Comunicação e Ministério da Educação