Jundiaí começa o processo de criação do Conselho LGBTT

Na noite desta segunda-feira (9), ativistas da causa LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis) se reuniram na Casa dos Conselhos para discutir a criação do Conselho LGBTT de Jundiaí. Trata-se de uma ação discutida desde 2013 pelo Governo Pedro Bigardi.

lgb

O conselho se destinará ao enfrentamento da homo/bi/transfobia e a promoção da cidadania dos munícipes LGBTTs, e que transpasse e envolva todos os órgãos da gestão pública, além da sociedade civil organizada.

No ano passado, a ONG Aliados organizou um abaixo-assinado que pedia a criação deste espaço cujo texto dizia: “com a criação de Conselho Municipal LGBTT, a cidade de Jundiaí atenderá ao disposto em nossa Carta Maior, que exalta o Principio de Isonomia, que assevera que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Atenderá, também, ao disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante, a todos os seres humanos, os mesmos direitos e oportunidades.”

O debate em torno deste tema está em efervescência não à toa, pois dados oficiais relatam que – só no ano de 2014 – 218 homossexuais foram assassinados.

No início de março deste ano, um jovem foi espancado e acabou morrendo por ser filho de homossexuais, ou seja: não há como fazer uma política humanista sem debater a condição dos homossexuais na sociedade.

As agressões físicas e morais ocorrem todos os dias nas ruas das cidades e nos campos do Brasil e o enfrentamento contra a homotransfobia é extremamente necessário.

Para o Diretor da Casa dos Conselhos, Denilson André, esta ação casa com o perfil do Governo Pedro Bigardi. “Este governo tem priorizado o diálogo e para nós é um caminho natural atender este segmento, é a obrigação do estado enfrentar os preconceitos que as minorias sociais sofrem. Os próximos passos buscam ampliar o diálogo e a realização de uma conferência onde os ativistas são os atores principais deste processo”, analisa.

Quem também esteve presente na reunião foi a coordenadora de juventude de Jundiaí, Narrinam Camargo. “A juventude tem diversas multiplicidades e a questão da sexualidade é uma delas, temos que garantir o respeito e o fim do preconceito”, disse.

O vereador Rafael Purgato (PCdoB) foi o primeiro vereador a apresentar uma indicação no tema ainda em 2013.

De Jundiaí,
Por Felipe Andrade, para o Portal Vermelho