Mercado interno continua sendo principal alavanca para turismo

O Ministério do Turismo divulgou, nesta quarta-feira (11), um levantamento sobre a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. A maior parte dos viajantes entrevistados em fevereiro escolheu um destino brasileiro (73,2%), na região Nordeste (45,1%), e elegeu a casa de parentes e amigos para se hospedar. Entre os que ganham R$ 2.101 e R$ 4.800, o aumento foi de mais de seis pontos percentuais, passando de 45,3% para 51,6%.

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“O levantamento mostra que a intenção de viajar pelo Brasil aumentou de 67,8% em fevereiro de 2014 para 73,2% este ano. O mercado interno continua sendo a principal alavanca para o setor turístico no Brasil”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As sete capitais brasileiras monitoradas correspondem a 70% do fluxo turístico do Brasil. O boletim de fevereiro também revela alguns destaques regionais. Os moradores da capital gaúcha, por exemplo, são os que mais investem em hotéis e pousadas (69,5%). Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 40,6%.

Já os brasilienses registraram a maior intenção de viajar sozinhos (31%), seguidos pelos paulistas (19%). O percentual é o maior registrado para o mês de fevereiro desde 2012 na capital federal. Brasília também é a capital em que os moradores demonstraram a maior intenção de viagem nos próximos seis meses (27,4%).

Recife (PE), por sua vez, registrou a maior intenção de viajar de avião nos próximos seis meses (85,8%), seguido por Brasília (DF, 74,6%) e Rio de Janeiro (72,2%). Os recifenses são também os que mais desejam se hospedar na casa de parentes e amigos (65,3%).

Se o deslocamento for de ônibus, os moradores de Salvador (BA) lideram o ranking (44%), entre as sete capitais monitoradas pelo Ministério do Turismo. O percentual é mais que o dobro da segunda capital que mais demonstrou preferência pelo ônibus como meio de transporte (Belo Horizonte – 16,4%).

Feriados 2015

O impacto econômico de seis feriados nacionais para a indústria nacional de viagens e turismo será de R$ 18,66 bilhões, de acordo com projeção do Ministério do Turismo.

O levantamento foi feito pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, e considerou um acréscimo de 20 dias para o calendário nacional de viagens de 2015.

Juntos, os feriados de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira) devem motivar cerca de 10,9 milhões de viagens domésticas extras por todo o país.

Fonte: Ministério do Turismo