Luís Fernandes é o novo presidente da Finep 

O cientista político Luís Fernandes foi nomeado nesta quarta-feira (11) como o novo presidente da Finep/MCTI. Ele substitui o sociólogo Glauco Arbix, que presidia a financiadora desde 2011. A posse de Fernandes acontecerá na sede da Finep, no Rio de Janeiro, no dia 23 de março. Esta é a segunda vez que Fernandes preside a Finep. 

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Fernandes graduou-se em Relações Internacionais pela Georgetown University e possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Sua atividade de pesquisa concentra-se em temas de Economia Política das Relações Internacionais, com destaque para os Desafios da Inovação e do Desenvolvimento na Era do Conhecimento.

Entre 1999 e 2002, ele foi diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). No Ministério da Ciência e Tecnologia , exerceu a função de secretário executivo de 1999 a 2002 e de 2004 a 2007. Em seguida, presidiu a Finep até 2011.

Luís Fernandes foi também secretário executivo do Ministério do Esporte (2012 a 2015), acumulando a função de Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014. Ele é professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor credenciado do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A Finep – Inovação e Pesquisa – é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965.

O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A financiadora apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa e o desenvolvimento de mercados.

Fonte: MCTI