Zuma presta contas ao Parlamento da África do Sul
A sessão de respostas do presidente Jacob Zuma ao Parlamento e a má cotação do rand foram temas de destaque durante a semana na África do Sul.
Publicado 14/03/2015 16:06

Na quarta-feira (11), Zuma participou no plenário da Assembleia Nacional onde respondeu questionamentos de partidos da oposição sobre o suposto uso de recursos do estado na reforma de sua residência em Nkandla, entre outros temas.
Além de diferentes tópicos da atualidade nacional, este ocupou espaços quase diários dos meios de imprensa, alinhados em sua maioria contra Zuma e o governo do Congresso Nacional Africano (ANC). E ainda, as quedas do rand sul-africano frente ao dólar estadunidense foram manchete de numerosos jornais nesta semana.
Segundo o noticiário televisivo Morninglive da rede SABC, o rand foi cotado na manhã da sexta-feira (13) a 12,30 em relação ao dólar; entretanto no fim do dia tinha descido a 12,47.
Para os especialistas, a cota de 13,00 rands por dólar será atingida nos próximos dias sem muito esforço. Os resultados que se observam são os piores da moeda local desde o ano de 2002.
O país também vem enfrentando sérios problemas em relação ao fornecimento de energia elétrica desde o fim do ano passado, o que também tem demandado grandes esforços do governo.
Fonte: Prensa Latina