Cobertura da mídia faz clara oposição ao governo Dilma

Setores da mídia tradicional brasileira enfatizaram sua oposição ao governo e ao PT neste domingo. Por meio de suas concessões, grupos como Globo e Jovem Pan convocaram a população a aderir aos protestos realizados em diversas cidades do país, reforçando discursos difundidos pelo PSDB e do DEM.

Globonews cobertura dia 15

Por meio de sua programação, a TV Globo, não mediu esforços para ampliar a visibilidade dos atos. Chamadas ao vivo foram realizadas ao longo de sua programação com o objetivo de incitar manifestantes a aderirem aos protestos.

Durante as interrupções da programação dominical, os microfones de seus repórteres captaram gritos de guerra contra o governo, além de ofensas contra a presidenta Dilma Roussef.

Seus comentaristas buscaram associar Dilma à Operação Lava Jato, embora ela nem ninguém do Executivo esteja incluído na lista de denunciados pelo procurado-geral da República, Rodrigo Janot.

Além disso, a emissora tentou vincular os protestos aos movimentos que levaram ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo e buscou disfarçar os protestos em favor da intervenção militar e da volta da ditadura, promovidas por alas mais radicais.

Nas redes sociais, manifestantes denunciaram a emissora de tevê ao longo do final de semana por meio da hashtag #GloboGolpista. O marcador ocupou as primeiras posições dentre os assuntos mais comentatos no Twitter.

Um de seus diretores, Erick Bretas, que defende o impeachment de Dilma por meio das redes sociais, usou uma frase de Bob Marley para incitar a população em seu perfil no Facebook.

“Get up, Stand up (Levante, resista)” escreveu, segundo divulgou o Diário do Centro do Mundo.

Na véspera, a divulgação de nomes ligados ao esquema de evasão de recursos do Brasil por meio do banco HSBC indicou contas de Lily Marinho, mulher de Roberto Marinho, fundados da emissora, como detentora de recursos em paraísos fiscais

Ódio

Já o grupo Jovem Pan, detentor de mais de 100 afiliadas em todo o País, foi ainda mais incisivo.

O apresentador Joseval Peixoto, que costuma destilar ódio contra o PT e o governo diariamente, usou os microfones da emissora para chamar adesões às manifestações.

Em Jundiaí, no interior de São Paulo, a sede regional do PT foi incendiada por coquetel molotov atirado por participantes dos protestos. Num dos viadutos da cidade, bonecos que representavam Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram dependurados em posição de enforcamento.

Fonte: Agência PT de Notícias