Comissão da Anistia leva mostra sobre a ditadura a todo o Brasil

Quatro documentários sobre a Ditadura Militar e a luta pela democratização compõem a Mostra Cinema da Verdade, promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Os filmes serão exibidos em universidades em todo o Brasil. O objetivo é fomentar o debate e resgatar a memória sobre as violações de direitos humanos ocorridas nesse período, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Iara - Reprodução

Os filmes são “Em busca de Iara”, de Flávio Frederico; “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg; “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti; e “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles.

Iniciada esta semana no Rio de Janeiro, a mostra se estenderá até o final de abril e incluirá 45 exibições. Após cada sessão, serão promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, além dos diretores ou produtores dos filmes exibidos.

A Mostra é resultado da parceria da Comissão de Anistia com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comissão

Criada em 2001 para reparar as vítimas de atos de violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é composta por 25 conselheiros, em sua maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários.

Até janeiro de 2015, ela havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

Fonte: Ministério da Justiça