Cresce dívida pública portuguesa apesar de medidas de austeridade
O Banco de Portugal (BdP) informou, nesta quinta-feira (19), que a dívida pública do país manteve sua tendência à alta e aumentou 6,6 bilhões de euros entre dezembro e janeiro.
Publicado 20/03/2015 10:38

Desse modo, o endividamento das administrações públicas em território luso elevou-se para 231,08 bilhões de euros, apesar das reformas estruturais e das fortes políticas de austeridade dirigidas a reverter esse indicador.
Embora o BdP não tenha oferecido dados mensais sobre a proporção existente entre esses compromissos e o Produto Interno Bruto (PIB), recordou que ao finalizar 2014 a dívida era de 128,7% dessa magnitude macroeconômica.
A relação entre dívida pública e PIB começou a elevar-se em Portugal a partir da crise financeira de 2008, pois no final daquele ano era de apenas 71,7%.
Depois do resgate financeiro outorgado ao país em 2011, o Governo conservador de Pedro Passos Coelho aplicou um programa de reformas e políticas de austeridade exigidas pela troika de credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).
Mas até o momento essas medidas parecem não dar resultado para diminuir o endividamento, que no fechamento do ano foi muito superior aos 122% fixados pelo Executivo para esse período.
Apesar de em maio passado Portugal ter conseguido pôr fim ao plano de ajuda internacional de 78 bilhões de euros, a redução da dívida mantém-se como um dos principais problemas da economia lusa, e para 2015 o Governo prevê que represente 123,7% do PIB.
Fonte: Prensa Latina