Começa esta semana análise das MPs sobre benefícios trabalhistas     

As comissões mistas destinadas a examinar e emitir parecer sobre as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 reúnem-se na quarta-feira (25) para apreciação do plano de trabalho. Editadas no ano passado, as medidas alteram as regras do pagamento dos benefícios trabalhistas e previdenciários. 
 

 

Começa esta semana análise das MPs sobre benefícios trabalhistas - Agência Câmara

A MP 664 estabelece condições mais rigorosas para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte. O presidente da comissão mista responsável por examinar a medida é o senador José Pimentel (PT-CE) e o relator é o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

A MP 665 também endurece as regras para a concessão do seguro-desemprego, do seguro-defeso para pescadores profissionais e do abono salarial. O deputado Zé Geraldo (PT-PA) é o presidente da comissão mista que analisará a medida. O relator é o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Com as duas MPs, o governo estima economizar R$ 18 bilhões por ano. Juntas, as medidas já receberam mais de 750 emendas e serão submetidas aos Plenários da Câmara e do Senado depois de examinadas nas comissões mistas especiais.

Diante das críticas das entidades sindicais e dos parlamentares ligados ao mundo do trabalho, o governo já admite aceitar mudanças nas duas MPs de ajuste fiscal para garantir a aprovação no Congresso.

A bancada do PCdoB na Câmara apresentou uma série de emendas às duas Medidas Provisórias. Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), as medidas não podem acarretar prejuízo para os trabalhadores.

Leia também:
MP da previdência: PCdoB apresenta emendas preservando direitos

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência Senado