Trabalhadoras rurais discutem combate à violência contra a mulher
A implementação de políticas públicas de combate à violência contra as mulheres trabalhadoras rurais na Paraíba é o principal objetivo do evento que a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) realiza nesta terça-feira (24), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação iniciará às 9h30, no auditório da entidade, localizado na rua Rodrigues de Aquino, 722, Jaguaribe.
Publicado 23/03/2015 15:53

Cerca de 300 Trabalhadoras Rurais de todas as regiões do Estado devem participar do evento e farão a entrega de um documento construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), aos representantes do Governo do Estado, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.
Na ocasião, será lançada ainda a Marcha das Margaridas 2015, movimento de massa que homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves e mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social e de todas as formas de preconceito.
“Historicamente, nada vem fácil para as mulheres, especialmente para as trabalhadoras rurais, que enfrentaram muitas dificuldades, machismos e abusos até serem reconhecidas como verdadeiras protagonistas do campo e merecedoras de igualdade. Infelizmente, elas ainda sofrem com muita violência e indiferença”, afirma a secretária de Mulheres da Fetag-PB, Maria de Lourdes Costa.
A dirigente rural explica que são agricultoras familiares, assalariadas rurais, comerciantes, artesãs, extrativistas, empregadas domésticas, dentre outras profissões contempladas, que assumem responsabilidades e representam uma força integrante e vital nos processos de desenvolvimento do campo, chave para o progresso socioeconômico.
“Neste dia, reforçamos a necessidade de nossa unidade, para colocarmos na agenda das nossas autoridades a pauta das mulheres trabalhadoras rurais. Temos a plena consciência que as conquistas alcançadas no plano macro, precisam se materializar no dia a dia das pessoas, sendo o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais um instrumento imprescindível para esse feito, já que está mais próximo da população Rural”, destacou a secretária.
Entre as autoridades confirmadas estão a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares; a delegada da Mulher, Maísa Félix Araújo; a deputada estadual Estelizabel Bezerra; a secretária da Terceira Idade da Contag, Maria de Lúcia Santos; e representantes da Promotoria de Defesa dos Direitos da Mulher de João Pessoa, e do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Fonte: Contag