Aldo Rebelo apresenta projetos do ministério em reunião na Câmara     

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, participou, nesta quarta-feira (25) de audiência pública na Câmara. A pedido do deputado José Rocha (PR-BA), ele apresentou aos integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática os planos, os programas, os projetos e as ações que o ministério pretende implementar nos próximos anos. 
 

 

Aldo Rebelo apresenta projetos do ministério em reunião na Câmara - Agência Câmara

Aldo Rebelo já esteve na Câmara neste mês participando da série de comissões gerais no Plenário que vão ouvir todos os 39 ministros. Na ocasião, o ministro afirmou que a Câmara dos Deputados ajudou a remover obstáculos burocráticos para a pesquisa e a inovação ao aprovar a Emenda Constitucional 85, que muda vários dispositivos constitucionais para melhorar a articulação entre o Estado e as instituições de pesquisa públicas e privadas; e o projeto de lei que facilita o acesso de pesquisadores à biodiversidade.

Na audiência de hoje, ele elogiou a recente aprovação da urgência, pelo Plenário, para a análise do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Agora, o mérito da proposta precisa ser votado, antes da matéria seguir para o Senado. O projeto coloca o Poder Público como o condutor, o indutor e o elo entre os diversos parceiros no setor de CT&I, para que se alcance no Brasil a excelência na gestão e operação do conhecimento, rumo à economia sustentável.

O ministro disse que a despeito das dificuldades atuais, a situação do Brasil na área está melhorando ao longo dos anos. Hoje, ressaltou, o País conta com sistema consolidado de institutos de pesquisa e universidades e pesquisadores com alta capacidade. “Os recursos para a pesquisa têm sido ampliados”, afirmou. “O País consegue ter uma indústria de ponta na área agroindustrial e aeronáutica”, completou.

Ele afirmou que o orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia também tem sido ampliado ao longo dos anos. O ministro destacou a criação recente da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi), uma instituição semelhante à Embrapa (agricultura), com o objetivo de impulsionar a inovação na indústria, principalmente nas pequenas empresas.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com agências