Dalmo Dallari: Pedidos de golpe são “reação primária de derrotados"

Em entrevista ao Blog da Cidadania, o jurista Dalmo Dallari – um dos mais respeitados do país- declarou que os pedidos de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff representam a “reação primária de derrotados, inconformados com a derrota”. Para ele, "alegar corrupção na Petrobras para justificar o impeachment é pura tolice, e o que se pode afirmar, sem sombra de dúvida, é que essa conversa não passou de fantasia política de inconformados, sem a mínima consistência jurídica”.

Dalmo Dallari

O advogado, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, falou também sobre as manifestações do dia 15 de março. “Antes de tudo, é importante assinalar que, confrontada com a votação que, recentemente, deu o segundo mandato à presidente Dilma – votação superior a 54 milhões de votos –, a ‘maré humana’ da passeata de 15 de março não passou de uma ‘ondinha’ muito leve, espetaculosa mas insignificante como expressão da vontade política do povo brasileiro”, argumentou. “Alguns cartazes e algumas faixas exibidos na ocasião deixam dúvida, apenas, quanto ao que realmente expressavam: ignorância, burrice ou vocação totalitária muito primária.”

Questionado sobre os saudosos da ditadura militar, que bradavam para que as Forças Armadas tomassem o poder, Dallari foi categórico: “A experiência brasileira é muito eloquente: um golpe de Estado, destituindo um governo legitimamente eleito, por vias democráticas, seria uma agressão a todo o povo brasileiro, prejudicando direitos fundamentais de todo o povo e de cada cidadão. Mas a verdade sobre o que foi a ditadura está cada vez mais clara e por isso é pouquíssimo provável que ocorra uma tentativa de golpe. Entre outras coisas, o golpe de 1964 foi o resultado de uma aliança de militares fascistas com empresários gananciosos e primários".

O jurista comentou, ainda, os ataques às sedes do Partido dos Trabalhadores, realizados em Jundiaí, no interior de São Paulo, e também na capital paulista. “Essas práticas violentas são reveladoras de um lamentável primarismo político e de falta de preparo para a convivência civilizada, mas estão muito longe de representarem ameaça à ordem constitucional”, assinalou.

Ao avaliar o comportamento da imprensa brasileira, Dallari diz que "é lamentável reconhecer isso, mas a grande imprensa brasileira, em relação a vários temas, deixa perceber que tem orientação influenciada por um direcionamento político. Assim, é mais do que evidente que existe verdadeira obsessão contra o Lula, o petismo e qualquer pessoa ou atividade que possa parecer ligada a isso, por simples coincidência de algumas posições". 

Fonte: Blog da Cidadania e Revista Fórum