10ª Conferência do PCdoB: Revolver o partido em todas as frentes

O Comitê Central, reunido nos dias 27,28 e 29, decidiu convocar a 10ª Conferência Nacional e aprovou as normas e o projeto de resolução que será debatido pelo coletivo partidário. A Conferência acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio em São Paulo.

Por Walter Sorrentino*

Militância Comunista

Estão em exame a grave crise política nacional em curso, a atualização e a efetivação das linhas de construção partidária e a sucessão que acontecerá na presidência nacional do Partido.

A 10ª Conferência acontece num ambiente político, qualificado no documento, como instável, perigoso e indefinido, e de grande mobilização e expectativa do povo e especialmente da militância partidária, ávidos por debater e contribuir para o enfrentamento e superação deste momento.

A secretaria nacional de Organização compreende que é um momento rico para o coletivo partidário e que é tarefa do conjunto das direções fazer com o que o debate alcance extensamente o conjunto de quadros e militantes partidários, e indica que, para além das sessões previstas na Norma da conferência, organize um amplo movimento de debate, esclarecimento e mobilização envolvendo:

– Plenárias de Quadros e Militantes em todas as capitais e nas grandes cidades com pauta específica para debater o documento da 10ª Conferência;

– Organizar o debate no seio de coletivos partidários, frações, comissões, etc., e envolver forças aliadas nos entes onde se atua – sindicatos e outras entidades de massas, espaços institucionais, universidades e outras frentes.

– Sessões abertas de debate, com a presença de lideranças partidárias, convidando para o diálogo lideranças da luta social, da intelectualidade e quadros dos segmentos mais avançados da sociedade e partidos políticos aliados;

Revolver o partido e o campo democrático não só enriquecerá o debate e o documento da 10ª Conferência como contribuirá para a construção da Frente Ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia em cada Estado, tarefa na ordem do dia para o enfrentamento da crise.

Conto com o empenho e mobilização de todos para o êxito da 10ª Conferência.

*Walter Sorrentino é secretário nacional de Organização do PCdoB.