ABI recebe grande plenária por Mais Direitos e Mais Democracia

Neste momento de conjuntura política complicada, os movimentos sociais, partidos de esquerda, centrais sindicais, entidades, coletivos, e organizações de todo país realizaram plenárias amplas e unitárias nas principais capitais do Brasil, com o objetivo de impedir retrocessos e, principalmente, de pressionar por novos avanços, mais democracia, e mais direitos. Além de fortalecer a defesa do mandato da presidenta Dilma, da democratização dos meios de comunicação no país e do combate à corrupção.

A ação visou unificar a esquerda através de pautas comuns de grande relevância, em busca de mais conquistas democráticas no Brasil.

No Rio de Janeiro, o ato foi realizado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e reuniu diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais.

Orlando Guilhon, representante do FNDC, abriu as falas do ato e fez uma análise da conjuntura.

Moraes da FUP também fez uso da palavra e alertou sobre o momento grave no país, em que a direita se movimenta para tentar privatizar o Pré-sal, e lembrou que essa é uma grande questão que está em jogo: a ameaça sobre a soberania nacional do petróleo.

A deputada estadual do PCdoB, Enfermeira Rejane, foi a única parlamentar presente no ato, reforçando a luta por mais direitos e mais democracia. Rejane salientou a importância de articular a luta institucional e a luta nas ruas. Segundo a deputada comunista, a luta nas ruas pode dar o rumo para o governo federal.

Dirigentes e militantes do PCdoB estiveram presentes fortalecendo esta importante ação unificada da esquerda. O dirigente estadual do PCdoB e membro do Comitê Central comunista, Daniel Iliescu, esteve presente no ato e reforçou a importância da unidade da esquerda:

“É importante que a esquerda e os movimentos sociais tenham pontos de encontro como esta plenária por mais democracia e mais direitos. É preciso unidade e mobilização em torno da defesa do mandato constitucional da presidenta e de avanços estruturais como a taxação das grandes fortunas, a democratização da mídia, e o fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais”.

Em São Paulo foi realizado um grande ato com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o ato, Lula ressaltou que é preciso defender a legalidade do mandato da presidente Dilma e salientou que:

“Quando eles [a oposição e a elite] atacam a Dilma, estão atacando toda a classe trabalhadora, todas as nossas conquistas, tudo que foi feito até agora, e isso nós não vamos permitir”.